No mundo digital de hoje, infelizmente, os golpes online estão se tornando cada vez mais frequentes. É crucial estar atento e verificar a autenticidade de promoções e anúncios antes de interagir com eles. Por isso, hoje, trouxemos um alerta, a fim de destacar a importância de se proteger contra fraudes e golpes na internet e algumas dicas de como fazer isso para que a sua autodeterminação informativa seja maximizada, ou seja, que o seu direito de controlar e proteger seus dados pessoais não fique apenas no papel.
Na internet, qualquer um pode ser vítima de um golpe e/ou crimes cibernéticos. Um exemplo recente, ocorrido neste domingo (28), foi o do casal Eliezer e Viih Tube que utilizaram suas redes sociais para alertar sobre um golpe elaborado por estelionatários, que se apropriaram de suas identidades digitais para enganar vítimas em potencial.
O vídeo manipulado apresenta imagens da família com vozes geradas por AI (Inteligência Artificial), imitando a voz da ex-BBB Viih Tube, com o intuito de conferir credibilidade à fraude.
Viih Tube enfatizou a falsidade do anúncio e pediu cautela aos seguidores:
“Vim aqui alertar vocês sobre uma promoção falsa”, esclareceu a influenciadora. “Criaram um perfil falso em meu nome, e até mesmo a minha voz foi reproduzida por meio de inteligência artificial. Não cliquem, pois essa promoção não existe”.
Eliezer também se pronunciou, orientando os seguidores a não acreditarem na publicação fraudulenta e a não compartilharem o conteúdo enganoso: “Fizeram um vídeo falso, com montagem, utilizando inteligência artificial para reproduzir a voz da Viih. Essa promoção nunca existiu”.
Além disso, Eliezer revelou que já tomou medidas legais para combater o golpe, entrando em contato com a rede social em que a fraude está sendo veiculada e solicitando a remoção do conteúdo enganoso.
Isso enfatiza a necessidade crucial de permanecer atento contra golpes online e de validar a veracidade dos anúncios antes de se envolver com eles.
A Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD), em parceria com a CERT.br, publicou, em 2022, fascículos sobre a proteção de dados e sobre vazamento de dados. Extraímos algumas dicas valiosas para vocês se protegerem no meio digital:
- No caso de vazamento de senhas:
- Troque a senha vazada em todos os serviços onde é usada e não repita senhas. Crie senhas fortes, difíceis de adivinhar;
- Ative a verificação em duas etapas, caso ainda não tenha feito;
- Análise registros de acesso e denuncie acessos indevidos;
- No caso de vazamento de dados bancários:
- Informe às instituições envolvidas;
- Revise os extratos de cartões e contas bancárias;
- Bloqueie ou substitua os cartões;
- Identidade e vida e financeira:
- Ative alertas e monitore extratos de cartões e contas bancárias;
- Acompanhe seus registros financeiros no Banco Central, via sistema “Registrato”, nele, você consulta, de graça, empréstimos em seu nome, bancos onde tem conta, chaves Pix cadastradas, cheques sem fundos e dados de compra ou venda de moeda estrangeira;
- Monitore seu score de crédito, pois queda no score pode ser indício de furto de identidade;
- Consulte no “Cadastro Pré-Pago” se alguma linha de celular foi ativada em seu CPF;
- Contate as instituições envolvidas.
Além disso:
– Não clique em links recebidos por e-mail ou mensagens de texto, mesmo que pareçam convincentes;
– Antes de efetivar transações financeiras, confirme os dados do destinatário, pois um golpista pode estar se passando por outra pessoa;
– Denuncie se criarem perfil falso no seu nome e informe imediatamente seus contatos para que não caiam em golpes;
– Faça um boletim de ocorrência, caso seja vítima de um golpe, especialmente em caso de perda financeira, furto de identidade (alguém se passando por você) e caso seja vítima de extorsão, pois geralmente é exigido para contestar fraudes e acionar seguros.
Se as autoridades ou instituições a quem você pediu ajuda não te atenderem adequadamente, recorra à Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD) no link: https://www.gov.br/anpd/pt-br/canais_atendimento/cidadao-titular-de-dados/denuncia-peticao-de-titular/.
Para preservar a proteção de seus dados, sempre busque refletir sobre como você está se expondo na internet, ou seja, pense bem antes de postar algo, pois o conteúdo dificilmente poderá ser definitivamente excluído após realizada a postagem.
Abaixo vão mais alguns cuidados:
- Ao preencher cadastros em sites e aplicativos, apenas forneça o que realmente é obrigatório;
- Seja seletivo ao aceitar contratos, pois quanto maior a sua rede, mais pessoas terão acesso aos seus dados;
- Avalie e reajuste as configurações de privacidade do seu navegador;
- Apenas aceite os cookies necessários e configure o navegador para não aceitar cookies de terceiros;
- Limpe com frequência o histórico de navegação e se possível use navegação anônima;
- Apague os aplicativos que não usa mais;
- Apenas leia códigos QR se tiver certeza de que a fonte é confiável;
- Use sempre conexão segura (https) e acesse o site digitando o endereço (URL) diretamente no navegador;
- Configure seus dispositivos para exigir autenticação na tela inicial;
- Prefira aplicativos de mensagens com criptografia ponta a ponta;
- Utilize mecanismos de proteção, como antivírus e firewall pessoal;
- Evite colocar na nuvem arquivos com dados confidenciais;
- Tenha pelo menos um backup offline;
- Em celulares, habilite a opção de backup nativa do sistema;
- Utilize uma ou mais opções, como serviço de nuvem, sincronização com outro equipamento, disco externo ou pen drive;
- Apague dados antes de descartar ou repassar dispositivos.
O escritório DELIVAR DE MATTOS & CASTOR Advogados, liderado pelos advogados Rodrigo Castor de Mattos e Analice Castor de Mattos, oferece consultoria e assessoria jurídica abrangente nas fases administrativas e judiciais. Nossa abordagem, centrada no cliente, coloca-nos em uma posição única para alcançar os melhores resultados em todos os casos que assumimos.
O escritório DELIVAR DE MATTOS & CASTOR Advogados é formado por profissionais multidisciplinares, entre eles, Rodrigo Castor de Mattos e Analice Castor de Mattos que valorizam a competência, a ética e a transparência. Com base em nossa vasta experiência ao longo de décadas, oferecemos representação jurídica singular em uma ampla gama de casos.