McDonald’s anunciou uma nova linha de hambúrgueres conhecidos como McPicanha, mas, na composição do lanche, não consta o corte nobre da carne, apenas um molho com “aroma natural de picanha”.
O Procon-SP notificou nesta quinta-feira (28) a rede McDonald’s e pediu explicações sobre a nova linha de sanduíches McPicanha. O Conar (Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária) também decidiu investigar a campanha publicitária do McDonald’s.
Em 5 de abril, o McDonald’s incluiu no cardápio uma nova linha de hambúrgueres conhecidos como McPicanha. Mas, na composição do lanche, não consta o corte nobre da carne, apenas um molho com “aroma natural de picanha”.
Na notificação, o Procon-SP pede que a empresa apresente a tabela nutricional dos sanduíches, com a composição dos ingredientes – carne, molhos, aditivos, dentre outros – , além documentos que “comprovem os testes de qualidade realizados, demonstrando o processo de manipulação, acondicionamento e tempo indicado para consumo.”
O órgão ainda quer que o McDonald’s mostre “os gabaritos das embalagens utilizadas para acondicionamento dos produtos nas lojas físicas para consumo imediato e para entrega (delivery) e cópia dos materiais publicitários e das mídias de divulgação da linha de 2022.”
Os esclarecimentos deverão ser prestados até o dia 2 de maio.
O McDonald’s ainda não se pronunciou sobre a notificação do Procon-SP. Mais cedo, informou que iria ajustar a publicidade para que a composição do hambúrguer esteja especificada.
“Lamentamos que a comunicação criada sobre os novos produtos possa ter gerado dúvidas e informamos que haverá novas peças destacando a composição dos sanduíches de maneira mais clara”, disse a rede.
O Conar informou nesta quinta-feira que abriu no dia 26 um processo para verificar a veracidade da mensagem publicitária, a partir de reclamação de consumidores. O procedimento visa apurar eventual infração ao Código Brasileiro de Autorregulamentação Publicitária.
O McDonald’s admitiu que os novos lanches podem não ter picanha depois que o blog Coma com os olhos publicou a informação e disse que poderia entrar com representação contra a possível propaganda enganosa no Conar e no Procon de São Paulo.
Veja a íntegra da nota emitida pelo McDonald’s:
“A rede esclarece que a plataforma recém-lançada denominada “Novos McPicanha” tem esse nome justamente para proporcionar uma nova experiência ao consumidor, ao oferecer sanduíches inéditos desenvolvidos com um sabor mais acentuado de churrasco. Para isso, os lançamentos trazem a novidade do exclusivo molho sabor picanha (com aroma natural de picanha), uma nova apresentação e um hambúrguer diferente em composição e em tamanho (100% carne bovina, produzido com um blend de cortes selecionados e no maior tamanho oferecido pela rede atualmente). Lamentamos que a comunicação criada sobre os novos produtos possa ter gerado dúvidas e informamos que haverá novas peças destacando a composição dos sanduíches de maneira mais clara.”
Fonte: G1