Patronos
Delivar Tadeu de Mattos
In memoriam - falecido em 05/10/2007
"Não vos desencanteis, amanhã, no exercício da advocacia com os primeiros revezes, ainda que tiverdes sincera convicção da justiça da causa defendida. A resignação e a perseverança são virtudes que devem orientar o trabalho.
Enfim, vivei intensamente a advocacia, com elevo de verdadeiros apaixonados, num sacerdócio de amor. Se assim procederdes, tereis tudo para conquistar a vitória!”
Sócio Fundador - Delivar Tadeu de Mattos
Em 1989 foi aprovado no concurso de magistério nas disciplinas de Direito Penal e Processual Penal na Universidade Federal do Paraná (UFPR).
Lecionou Direito Penal na Escola da Magistratura Estadual do Paraná (EMAP), no período de 1990 a 1992.
Em 1992, foi promovido a Procurador de Justiça, aposentando-se no mesmo ano. Concluiu sua carreira no Ministério Público do Estado do Paraná (MPPR) com 44 anos de idade.
Em seguida, reativou sua inscrição originária de advogado junto à Ordem dos Advogados do Brasil, na Seção do Paraná, sob o nº 5.658.
Como advogado, teve uma breve passagem de seis meses no renomado Escritório Peregrino Neto, onde pôde vivenciar a gestão de um escritório de advocacia para então ter seu próprio escritório, voltado para a área criminal, o que fez, inicialmente, com seu ex-colega do Ministério Público, também aposentado, Ronaldo Antônio Botelho, com quem trabalhou até maio de 1996.
No mês seguinte, fundou o Escritório Delivar de Mattos Advogados Associados, contando com a participação de sua filha primogênita Analice Castor de Mattos e, anos depois, com a de seu filho Rodrigo Castor de Mattos, à época ambos ainda estudantes de direito.
Ainda em 1996 obteve o título de Mestre em Direito Público pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), com a defesa do trabalho de dissertação “O consentimento do ofendido no direito penal”, sob orientação do Professor Doutor Luiz Alberto Machado. Participaram da Banca avaliadora os Professores Doutores René Dotti e Miguel Reale Júnior.
Faleceu prematuramente no ano de 2007, aos 59 anos.
Durante toda sua trajetória não poupou esforços para atingir seus objetivos e ficou conhecido no meio jurídico pelo zelo, dedicação e determinação com que exerceu suas funções, seja como representante do Ministério Público do Estado do Paraná (MPPR), seja como conceituado advogado criminalista em Curitiba/PR, o que fez com competência e ética, tendo muito sucesso e realização.
Recebeu distinta homenagem da Câmara de Vereadores do Município de Curitiba com a escolha de seu nome para logradouro público da Capital, conforme Lei Municipal nº 15.036, publicada em 22 de junho de 2017.
Lino Bortolini
In memoriam - falecido em 05/05/2008
Bacharel em Direito pela Faculdade de Direito de Curitiba, turma de 1962. Advogou nas comarcas de Nova Esperança, Paranacity e Colorado. Aprovado em concurso público, foi nomeado Juiz Substituto do Poder Judiciário do Estado do Paraná em junho de 1970, assumindo a Seção Judiciária de Bandeirantes.
Após novo concurso, foi nomeado Juiz de Direito e assumiu a comarca de Congonhinhas, depois foi promovido para Toledo e atuou também nas comarcas de Cambé, Laranjeiras do Sul, Guarapuava e Ponta Grossa.
Foi professor das disciplinas de Direito Privado e Comercial.
Após se aposentar na magistratura, restabeleceu sua inscrição originária de advogado junto à Ordem dos Advogados do Brasil, na Seção do Paraná, sob o nº 3.195.
Além de jurista, Lino Bortolini foi historiador e pesquisador; é autor do livro “Fatos & Retratos, sobre a história da emigração italiana no Brasil, publicado em 2000, Editora Universitária Champagnat.
Atuou intensamente no Centro de Letras do Paraná, na Academia de Cultura de Curitiba, no Instituto Histórico e Geográfico do Paraná e no Círculo de Estudos Bandeirantes. Foi Presidente do Lions Clube de Curitiba na gestão 2005/2006.
Faleceu em 05 de maio de 2008, aos 70 anos de idade.
Recebeu distinta homenagem do Poder Judiciário do Estado do Paraná com a escolha de seu nome para o Fórum Eleitoral da Comarca de Cantagalo, cuja 203ª Zona Eleitoral abrange também as cidades de Goioxim e Virmond. O prédio recebeu o nome “Fórum Regional Eleitoral Dr. Lino Bortolini”, inaugurado em 08 de dezembro de 2014.
Para maiores detalhes de sua trajetória, acesse aqui a homenagem realizada pelo Desembargador Robson Marques Cury, do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná.