KFC E GIRAFFAS PROVOCAM MCDONALD’S E BURGER KING APÓS POLÊMICA COM SANDUÍCHES

Redes de fast food foram notificadas por comercializarem McPicanha e Whopper Costela sem os produtos anunciados em sua composição; Procon fala em ‘propaganda enganosa’

Concorrentes do McDonald’s e do Burger King provocaram as gigantes do fast food, após a polêmica dos sanduíches que não tinham em sua composição os produtos anunciados pelos estabelecimentos. As empresas foram notificadas pelo Procon e convidadas pelo Senado a prestar esclarecimentos.

Segundo o órgão de defesa do consumidor, as redes de fast food divulgaram propaganda enganosa ao anunciarem os sanduíches McPichanha e Whopper Costela sem os referidos cortes da carne. As empresas reconheceram que os produtos não continham picanha nem costela e, na verdade, os sanduíches eram aromatizados.

Em campanha divulgada nesta terça-feira, o KFC afirmou que todos os seus sanduíches de frango são, de fato, feitos de frango. Na peça publicitária, a empresa destaca a imagem de um sanduíche e aponta para os ingredientes ressaltando o que “não é de frango” e o que é “100% frango”.

Logo após o caso envolvendo o McDonald’s na semana passada, o Giraffas brincou em publicação no Twitter: “Fomos notificadas por excesso de picanha no cardápio”, dizia o post ilustrado com a imagem de um prato e os dizeres “notícia urgente”.

O caso

A polêmica começou depois que clientes denunciaram o McDonald’s pela falta de picanha em seu sanduíche. A rede admitiu que a nova linha do McPicanha não tem o produto em sua composição, mas sim um “molho com aroma natural de picanha”.

Diante da repercussão, a empresa comunicou a retirada do hambúguer de seu cardápio. Em outro anúncio, o McDonald’s disse que “vacilou” na escolha do nome e disse que voltaria com o produto, sem informar a data.

Na semana passada, o Procon-SP notificou a rede, o Procon-DF suspendeu a venda do lanche no Distrito Federal e o Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (Conar) abriu um processo para analisar as peças publicitárias veículadas.

Depois do rival, o Burger King também entrou na mira de órgãos de fiscalização após controvérsia com o sanduíche Whopper Costela, que não seria feito com carne de costela suína como o nome sugere. A informação de que o produto na verdade é aromatizado levou o Procon, subordinado à secretaria distrital de Justiça, a suspender a comercialização do sanduíche no Distrito Federal.

A rede de fast food informou nesta terça-feira que vai trocar o nome do seu sanduíche Whopper Costela para Whopper Paleta Suína. A empresa acrescentou que o produto continua igual e se desculpou com seus clientes.

Fonte: O Globo

 

 

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